PROCEDIMENTOS > BIOESTIMULAÇÃO COM ÁCIDO POLI-L-LÁTICO
BIOESTIMULAÇÃO COM ÁCIDO POLI-L-LÁTICO
O ácido poli-L-lático (comercialmente conhecido por Sculptra ®) não é um preenchedor propriamente dito e, sim, um bioestimulador da produção de colágeno pelo organismo. Sua utilização é indicada quando o objetivo é devolver firmeza ao rosto e, até mesmo, a determinadas áreas do corpo, como braços e coxas. É um procedimento de rejuvenescimento que permite excelentes resultados na restauração da pele que sofre com a flacidez. Trata-se de uma substância 100% biocompatível e biodegradável.
Indicações: flacidez facial, corporal (coxas, glúteos, pescoço, colo, braços, abdômen) e celulite.
O tratamento é feito através de injeções do produto na derme profunda, sendo necessárias 3 a 4 sessões, no intervalo de 4 a 6 semanas. Geralmente, 2 meses após a segunda aplicação, dado o tempo de estímulo e da produção de colágeno, pode-se perceber os efeitos da terapêutica.
Duração dos efeitos: varia para cada paciente, mas o tempo médio de duração é de 2 anos. Esse período pode se estender conforme os tratamentos realizados pelo paciente no intuito de manter o aspecto jovial da pele (como bons hábitos alimentares e tratamentos estéticos complementares).
As melhores indicações são para pacientes que não tiveram sua produção de colágeno comprometida, como idade muito avançada e doenças do colágeno.
Cuidados pós-procedimento: orienta-se a massagem na área aplicada, 2 vezes ao dia nos primeiros 7 dias para se evitar nodulações. Por se tratar de um procedimento injetável, podem ocorrer equimoses (manchas roxas) nos locais de aplicação, que desaparecerão em alguns dias, devendo-se evitar exposição ao sol nesse período. Um edema discreto sem distorções da face pode ocorrer.