PROCEDIMENTOS > TOXINA BOTULÍNICA
TOXINA BOTULÍNICA
É indicada no tratamento de disfunções estéticas visando a melhoria ou a prevenção de rugas causadas pela movimentação muscular. Também é capaz de atuar na diminuição da secreção de suor em algumas áreas do corpo.
A técnica consiste em injetar pequenas doses da toxina botulínica purificada no músculo cuja hipertrofia e tônus provoca o aparecimento das rugas. A medicação utilizada (Botulift®, Botox®, Dysport®, Xeomin®) bloqueia a liberação de acetilcolina (neurotransmissor responsável por promover a contração das células musculares), resultando na paralisia temporária dos músculos selecionados, com o desaparecimento das rugas mais leves e a atenuação das mais profundas.
QUAIS ÁREAS DA FACE PODEM SER TRATADAS COM O BOTOX®?
A face humana tem mais de 40 músculos e algumas regiões são mais propensas ao desenvolvimento de linhas de expressão e rugas. Normalmente, são nessas regiões que a medicação é aplicada, sendo elas:
- Região frontal – Linhas de expressão na testa
- Ao redor dos olhos – rugas como “pés de galinha”
- Glabela – vincos entre as sobrancelhas
- Para arquear ou elevar a sobrancelha
- Rugas ao redor da boca e dos lábios – códigos de barra
- Rugas do pescoço e do colo
- Sorriso gengival – quando ao sorrir é exposta uma área muito grande de gengiva
- Região nasal (bunny lines).
Duração do efeito da Toxina Botulínica tipo A: 4 a 6 meses.
Cuidados pós-procedimento: o paciente pode retornar a sua rotina, porém, nas 4 horas seguintes, não deve deitar, realizar exercícios físicos ou massagear o local. A ação do Botox inicia-se em torno de 72 horas, alcançando a ação máxima em 15 dias.